Sobre Nós
Desde 1986, José António Andrade desenha mobiliário e concebe interiores que equilibram tradição e modernidade, promovem encontros únicos de culturas e refletem uma profunda e contínua apreciação pela arte de criar.
A prática do nosso atelier centra-se na conceção de ambientes e no saber-fazer artesanal, combinando ricas texturas naturais e materiais nobres em diálogo harmonioso.
A nossa equipa reúne uma ampla formação artística — arquitetura, desenho, pintura, escultura, cerâmica — e um conhecimento partilhado de história da arte e culturas do mundo, que se reflete em cada projeto e coleção que apresentamos. Sediado no Porto, o trabalho do nosso atelier é marcado por uma decoração de assinatura, guiado pela valorização de espaços que se sentem genuínos, confortáveis e discretamente sofisticados.
Cada projeto é concebido como um cenário e abordado como uma colaboração única, que representa as pessoas que o habitam e as histórias que desejam contar.
Enraizado na pintura, escultura e cerâmica, o percurso criativo de José António Andrade continua a moldar e inspirar a sua abordagem à arquitetura e design de interiores, fundindo a técnica com a sua filosofia pessoal e um rico mosaico de influências.
O portefólio do nosso atelier abrange casas particulares, jardins e espaços públicos distintos, sempre com ênfase no detalhe criterioso e num sentido de coesão.
Esta página oferece um breve olhar sobre a trajetória e visão do atelier — uma prática em constante evolução, moldada por décadas de experiência e uma curiosidade contínua por novas formas e ideias.
As imagens abaixo documentam momentos da história do atelier. Refletem o estabelecimento e desenvolvimento dos princípios, da estética e da filosofia que permeiam e elevam a nossa prática, e que guardamos até hoje.
– Excertos do catálogo "Artesanato da Região Norte — Traditional and Contemporary Crafts in Northern Portugal", publicado em 1989, com destaque para três peças cerâmicas em terracota da autoria de José António Andrade terminadas com engobes e superfícies com patina.
– Publicação que apresenta uma residência privada projetada por José António Andrade em Miramar, Porto. Este espaço singular traduz uma abordagem única à integração de forma, materialidade e cultura, refletindo o cuidado do autor em criar um ambiente que evoca emoção e funcionalidade, e que dialoga profundamente com o contexto e perfil do cliente.
(Excertos da edição de Junho de 1992 da revista “Casa Cláudia")
– Publicação de uma seleção de projetos de José António Andrade. Entre as fotografias de ambientes interiores singulares, criados em residências particulares, destacam-se os projetos de espaços de caráter público do Banco Pinto & Sotto Mayor na Praça da Liberdade, no Porto, e a Clínica Campos Costa, em Paredes.
(Em “Norte Ambientes - Decoradores - Lojas - Tecidos Decoração”, 1999, Porto)
– Ambiente interior projetado por José António Andrade, que funde objetos de várias culturas e a sua identidade autoral num estilo único. O mobiliário, o tapete e os elementos que definem o carácter do espaço são da sua autoria, assim como o grande painel desenhado a sanguínea, que serve de fundo para a sala. Este trabalho representa um "novo tipo de renascimento", refletindo um olhar contemporâneo sobre objetos antigos.
(Em ”Casa Cláudia”, Janeiro de 1999)
– Interior por José António Andrade para a exposição Solverde Décor, inspirada em viagens por diversas culturas. O ambiente combina objetos autênticos e mobiliário da África, China, Japão e América do Sul, demonstrando a criatividade do autor em integrar referências culturais múltiplas numa atmosfera natural e confortável.
(Publicado em ”Caras Decoração”, Janeiro de 2000)
– Residência particular no Porto, projetada por José António Andrade. Paredes pintadas à mão com a técnica de trompe-l’œil, mobiliário e tapetes assinados pelo autor, têxteis de padrões exóticos e uma coleção eclética de arte contemporânea e tradicional — vindas do Zimbabué, Vietname, Índia, Senegal e Filipinas — conferem ao espaço um diálogo cultural singular e uma atmosfera sofisticada que traduz as vivências e experiências dos moradores.
(Excertos da revista “Caras Decoração”, de Fevereiro de 2001)
– Cozinha open-space desenhada com áreas organizadas e decoração sofisticada. A longa ilha central oferece arrumação abundante, com revestimentos em madeira de faia, e granito para maior resistência. A zona de refeições inclui uma mesa japonesa lacada e cadeiras de Java. Tudo pensado para integrar influências diversas e proporcionar ligação aos jardins e à piscina.
(”Caras Decoração - Cozinhas - Edição Especial” de 2002-2003)
– Duas perspectivas de uma Sala de Banho concebida por José António Andrade, que valoriza a amplitude, o conforto e uma seleção cuidada de peças decorativas. O equilíbrio entre funcionalidade, materiais distintos e referências culturais transforma este espaço num convite ao bem-estar fora do comum.
(Em ”Caras Decoração - Casas de Banho - Edição Especial” de 2002-2003, e “Caras Decoração”, de Fevereiro 2004)